ALÉM DA IMAGINAÇÃO 1.12: WHAT YOU NEED (1959)

bscap0075

Este décimo segundo episódio da clássica série ALÉM DA IMAGINAÇÃO tem como base algumas velhas lições de moral. “Cuidado com o que pedes“, “dá uma mão e já querem o braço todo“, ou algo do tipo… Na trama de WHAT YOU NEED, temos Pedott (Ernest Truex), um vendedor ambulante com a incrível capacidade de dizer o que as pessoas precisam antes delas precisarem. Para o bandido de segunda categoria, Fred Renard (Steve Cochran), ele dá uma tesoura. A princípio, o sujeito não entende o motivo de ter recebido o objeto, mas é justamente isso que lhe salva a vida, mais tarde, quando sua gravata fica presa nas portas de um elevador e quase morre estrangulado. Só que Renard quer mais, muito mais, e tenta usar os talentos do velho para seu próprio benefício, transformando a vida de Pedott num inferno.

Obviamente, em certo momento, a justiça cósmica de ALÉM DA IMAGINAÇÃO cai pra cima de Renard de modo fulminante…

O roteiro escrito pelo próprio Rod Serling, criador da série, é baseada num conto de uma dupla, Henry Kuttner e C.L. Moore, e tratava de um cientista que inventa uma máquina que pode ler o provável futuro das pessoas e, em seguida, dava-lhes algo que precisassem para serem guiados na direção correta. Serling gostou da ideia, mas aproveitou só o conceito básico do material de origem. Cortou fora o cientista e sua máquina e resolveu abordar o tema de forma mais simples e direta, como um conto de fantasia urbana, sobre o idoso vendedor ambulante de calçada que pode prever o futuro e vende itens triviais (removedor de manchas, sapatos, tesouras, um bilhete de viagem, etc), mas que acabam por ser peças extremamente valiosas para quem as recebe.

bscap0084

Apesar de simpático e em alguns momentos bem sombrio, WHAT YOU NEED acaba sofrendo um pouco pela falta de ousadia no roteiro de Serling. A mesma historinha que o roteirista adaptou já era muito manjada na época, fora publicada e republicada em diversos cadernos voltados para a ficção científica e já havia sido até adaptada em outra série também. E não há nada de novo, nenhum frescor, na abordagem de Serling por aqui. No fim das contas, acaba sendo apenas um episódio escorado nas lições de moral sem atingir todo o potencial que o conceito de fábula urbana, um noir fantástico, poderia alcançar.

bscap0085

A grande qualidade de WHAT YOU NEED fica a cargo da dupla central de atores. Truex, que faz aqui à perfeição o velho vendedor ambulante. Já era um veterano ator que desde 1908, aos nove anos de idade, atuava nos palcos da Broadway. Trabalhou especialmente nos teatros aristocráticos de Londres enquanto o cinema não era muito a sua praia, embora tenha uma obra com mais de cem créditos. Já nos últimos anos de carreira, dedicou-se à televisão. Em ALÉM DA IMAGINAÇÃO voltaria atuar em um episódio da terceira temporada, KICK THE CAN. Já o vilão da trama, Steve Cochran, embora seja muito unilateral, consegue passar de forma magnífica a imagem ameaçadora que seu personagem exige. O cara fez seu nome interpretando bandidos e policiais corruptos durante o ciclo do film noir nos anos 40 e 50, como em PRIVATE HELL 36, de Don Siegel, que já comentei aqui no blog. Cochran também interpretou o braço direito de James Cagney em WHITE HEAT, um dos melhores filmes de Raoul Walsh.

bscap0076

Especialmente pelos dois atores acima, e algumas cenas bem resolvidas visualmente, graças ao belo trabalho do competente diretor Alvin Ganzer (que viria ainda a comandar mais três episódios da série: THE HITCH-HICKER, NIGHTMARE AS A CHILD e THE MIGHT CASE, todos da primeira temporada), o saldo final acaba sendo positivo. WHAT YOU NEED pode não atingir todo seu potencial, mas é um episódio bacana que passa com clareza a sua mensagem.

Para ler sobre os outros episódios já comentados aqui no blog, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.