O ALVO DA MORTE (Target, 1985)

bscap0026

Mais um Hackman pintando por aqui. Achava que com esse O ALVO DA MORTE não teria erro depois de assistir a dois ótimos filmes desse período e estrelado pelo ator. Mais uma vez temos Hackman pagando de badass num thriller de ação dirigido pelo veterano Arthur Penn (BONNIE & CLYDE)… Então, imaginem a frustração, lá pelas tantas, quando descobri que já estava numa furada. Não que o filme seja horrível, a trama até que é interessante, mas não tem nada muito marcante, não consegui entrar muito no clima e algumas soluções me incomodaram bastante na maior parte do tempo.

Hackman é Walter Lloyd, um sujeito pacato de Dallas, administrando uma madeireira, mas que esconde um passado sombrio. O sujeito tem uma relação distante com seu filho (Matt Dillon) e o casamento já teve dias melhores, tanto que sua esposa (Gayle Hunnicutt) resolve tirar umas férias na Europa totalmente sozinha. Antes de viajar, no entanto, ela pede que Walter tente dar uma atenção ao filho, o que acaba acontecendo. São forçados a isso quando um telefonema acorda Walter no meio da noite com a informação de que sua mulher está desaparecida há mais de 48 horas.

target

Pai e filho partem para a Europa e, não demora muito, descobrem que a mulher foi sequestrada. E aos poucos Walter vai revelando para o filho (e também para o espectador) detalhes do seu passado desconhecido, como por exemplo, ser um espião da CIA aposentado, que comandou várias operações especiais internacionais ultra-secretas durante a Guerra Fria. Tentando libertar sua esposa, Walter se vê num fogo cruzado entre os sequestradores de sua mulher, que por algum motivo querem encontrá-lo com vida, e outras pessoas que querem matá-lo antes que ele encontre os sequestradores.

Sim, a trama é, aparentemente, intrincada, mas que poderia fluir com mais leveza. Ao invés disso, a mão dos realizadores pesou e O ALVO DA MORTE acaba pecando por situações que não levam a lugar algum e diálogos maçantes que me fizeram soltar grandes bocejos. A química entre Hackman e Dillon não funciona como pai e filho, embora haja um grande esforço do filme em trabalhar o tema, e são poucas as sequências de ação que realmente empolgam.

bscap0027

Hackman acaba por ser a grande virtude de O ALVO DA MORTE. É quem segura o filme e faz manter o interesse pela trama central. Infelizmente não me lembro de mais nada para elogiar. Algum momento e outro de tensão, talvez, como a cena do assassino que invade o quarto de Walter… Meia hora a menos já faria um bem danado ao ritmo do filme, poderia ter rendido um pequeno thriller divertido se fosse mais enxugado, com algumas doses de ação mais caprichadas, mas simplesmente desperdiçaram qualquer possibilidade disso acontecer.

Foi a última colaboração entre o diretor Arthur Penn com Hackman, que começou em BONNIE & CLYDE (67) e continuou em NIGHT MOVES (75). O diretor já não faria muitas coisas depois de O ALVO DA MORTE… Dois longas, alguns trabalhos para a TV. Mas teve uma carreira sólida, com alguns filmes realmente brilhantes que valem a pena conhecer. Morreu em 2010.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ação, Review, Thriller e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para O ALVO DA MORTE (Target, 1985)

  1. Antonio Manuel Lopes Amaral disse:

    Então, por favor, dê uma olhada em BAT-21. Talvez você se surpreenda AGRADAVELMENTE. E, ainda tem, DE FRENTE PARA O PERIGO ( Narrow margin ). Muito obrigado pela atenção e A BIG HUG.

    • Ronald Perrone disse:

      BAT-21 é o próximo da lista. DE FRENTE PARA O PERIGO eu já vi e é realmente muito bom.

      • Antonio Manuel Lopes Amaral disse:

        Caro amigo, já que viu e gostou de DE FRENTE PARA O PERIGO, você poderia, quando puder, escrever sobre ele? Muito obrigado pela atenção e um forte abraço. PS: na média, você tem gostado das minhas indicações? À MON AVIS, a década de 80 foi a GOLDEN AGE do cinema. Muito criativa e muito empolgante. Spielberg, Donner, Zemeckis, Cameron, George Miller, John Badham, Joe Dante, John Carpenter, etc.

        • Ronald Perrone disse:

          Sim, está nos meus planos escrever sobre DE FRENTE PARA O PERIGO. E, na média, suas indicações são ótimas. Abraço.

  2. Antonio Manuel Lopes Amaral disse:

    Boa noite. Caro amigo, BELIEVE IT OR NOT, esse filme foi exibido no FESTRIO DE 1985. Eu assisti no ART-TIJUCA e NUNCA ENTROU EM CARTAZ NO BRASIL ( assim como o ótimo BAT-21, com Hackman e Danny Glover). E, só pra regirtro, o bonequinho do Globo aplaudiu sentado e disse ” nos passos de James Bond “. Um forte abraço.

    • Ronald Perrone disse:

      Isso muito me surpreende…Hehe
      Até abro a possibilidade de ter visto num mal dia, mas realmente não me pegou. Com exceção do Hackman, sempre ótimo, achei bem fraco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s