FAVORITOS DEMENTIA¹³ 2016 – PARTE I

Este ano resolvi fazer uns breves comentários dos meus filmes favoritos de 2016, portanto vou dar umas quebradas no top, postando aos poucos, pra dar um suspense… Serão, como de costume, vinte filmes relacionados em ordem de preferência, com margem até 2015, com as produções que não assisti naquele ano e só parei pra conferir em 2016. Vamos começar com as cinco últimas posições, do 20 ao 16.

maxresdefault

20. 10 CLOVERFIELD LANE (2016), de Dan Trachtenberg.
A historia da moça que acorda de um acidente carro e encontra-se encarcerada num bunker de um sujeito que diz tê-la salva de um ataque químico que deixou o mundo exterior inabitável não parece ter muito a ver com CLOVERFIELD, o monster movie de 2008. Mas isso nem importa tanto, o lance é que trata-se de uma das melhores surpresas deste ano,  claustrofóbico, bem dirigido e com um final pra soltar um “puta que pariu” daqueles! Obviamente, nem todo mundo curtiu os últimos minutos… Eu achei um barato! Mas o que realmente se destaca é o desempenho do grande John Goodman, assustador, monstruoso, magnífico! Um dos grandes personagens do ano.

maxresdefault-1

19. HIGH-RISE (2015), de Ben Wheatley.
Escrevi sobre este aqui.

leonardo_dicaprio-2015-the_revenant-teaser

18. THE REVENANT (2015), de Alejandro González Iñárritu.
Também já escrevi sobre este.

hero_triple-9-2016

17. TRIPLE 9 (2016), de John Hillcoat
Putz, como eu adoro o Hillcoat. O cara só fez filmes fodas até agora e este aqui não é diferente. Pode até não ser dos melhores trabalhos do homem, mas tem força suficiente pra entrar na lista deste ano. É impressão minha ou há uma ligeira ligação espiritual de TRIPLE 9 com o universo policial de Michael Mann? Tiras honestos, desonestos, assaltantes de bancos fazendo cagadas, máfia, incluindo uma Kate Winslet badass como chefona, tudo numa trama sobre lealdade e escolhas que podem dar merda… E quase sempre dá. Os personagens são notavelmente humanizados e a escolha do elenco é de encher os olhos. Hillcoat tem boa intuição pra sequências de ação e tensão, especialmente quando envolve ação tática policial. O filme sofre um bocado pela falta de tempo para construir um universo mais palpável. Uma minissérie talvez rendesse algo ainda melhor… Mas o resultado aqui é bem bom, um policial sólido e casca-grossa que realmente me prendeu.

557269_f176a4c3dee34fb280978d0c1106b128-mv2

16. THE MAGNIFICENT SEVEN (2016), de Antoine Fuqua
Outro filme que me pegou de surpresa total! Quem iria imaginar que o Fuqua refilmando o clássico do John Sturges conseguiria fazer algo tão divertido e realmente interessante em termos dramáticos e de construção de personagens? Quero dizer, o filme presta uma homenagem honesta às suas fontes (tanto do Sturges quanto do Kurosawa), é respeitoso, mas ao mesmo tempo consegue ter personalidade e cria seu próprio caminho. E Fuqua conduz a coisa com mão firme, com ritmo, sem perder muito tempo reunindo os sete homens e caprichando ao máximo nas sequências de ação. O final é épico, bem arquitetado e sem frescuras. Sem dúvida uma das melhores sequências de batalha do ano. É preciso elogiar o Denzel como líder, substituindo Yul Brynner, uma escolha acertada, mas cada um dos sete homens tem seus momentos de brilho (especialmente Byung-hun Lee, provavelmente meu personagem favorito). Pra entrar entre os westerns mais divertidos do século XXI.

Anúncios
Esse post foi publicado em Rankings e Listas. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para FAVORITOS DEMENTIA¹³ 2016 – PARTE I

  1. alucardcorner disse:

    Listas e mais listas, e bom sempre ver as tuas! Sempre fora da “caixa”, claro que alguns sao mais óbvios e tem que estar la, mas por exemplo ontem vi o Triple 9 porque apareceu aqui. Pum! Excelente surpresa.

    Bom Ano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s