MAIS “DIRTY” HARRY

22429_2

THE ENFORCER (1976)

A trama principal é sobre um grupo terrorista que rouba uma carga de armamento pesado, incluindo lança mísseis e explosivos para fazer um tremendo estrago, e passa a chantagear os responsáveis pela cidade de São Francisco por alguns milhões de dólares. Novamente cabe a “Dirty” Harry Callahan a missão de investigar e parar os meliantes antes que uma merda muito grande aconteça. Mas isso tudo apenas serve de pretexto para outros propósitos. A ideia essencial de THE ENFORCER é fazer com que Harry trabalhe com um parceiro do sexo feminino. E aqui começam as chateações do protagonista… E também do filme. Ok, era algo relevante àquela altura ressaltar o poder feminino e etc, mas não precisavam fazer a tal parceira, interpretada por Tyne Daly, ser tão impertinente. Acaba prejudicando um bocado o andamento da história.

Por outro lado, THE ENFORCER é, de longe, o episódio da série com mais cenas de nudez. Não, Daly não mostra nada, mas dentre as várias cenas que acontecem durante o filme, há uma sequência de perseguição sobre os terraços de alguns prédios na qual o bandido cai numa claraboia e acaba no meio de uma filmagem de um pornô! E tome pêlos pubianos na tela… Dá até prá ver a manjuba de um sujeito antes de Harry continuar a perseguição. Embora eu considere o capítulo mais fraco da série, THE ENFORCER, dirigido pelo batedor de estaca James Fargo, ainda consegue ser melhor que a grande maioria dos filmes de ação policial realizados nos últimos quinze anos. Temos Clint Eastwood, mais uma vez vivendo um de seus personagens mais marcantes, um elenco bacana, diálogos bem elaborados e algumas boas cenas de ação que ajudam a manter o padrão dos dois exemplares anteriores. Infelizmente, sem nunca atingir o mesmo nível no geral… Saiu no Brasil com o título SEM MEDO DA MORTE.

dirtyharry4_06IMPACTO FULMINANTE (Sudden Impact, 1983)

Harry Callahan adentra os anos oitenta. Em THE ENFORCER a série já era toda do Clint, o roteiro passou pela sua aprovação, quase chegou a dirigir, mas desistiu pouco antes das filmagens começarem e ele mesmo escolheu James Fargo para substituí-lo. Em IMPACTO FULMINANTE não teve jeito. Mais maduro como cineasta, resolveu assumir o cargo de diretor. E deu certo, o filme é bem melhor que o terceiro e o quinto, só perde mesmo para os dois primeiros (imbatíveis), apesar de ser o capítulo mais deslocado da série.

Na trama, Harry novamente torra a paciência dos seus superiores por causa dos seus métodos nada ortodoxos. Mas dessa vez é afastado de São Francisco e enviado a uma cidade pequena para tentar resolver uma série de assassinatos que vem acontecendo. Só essa mudança de ambientação acaba tornando IMPACTO FULMINANTE o mais singular dentre os exemplares da franquia. Mas o filme vai além. É também o mais sombrio da série e praticamente não possui sequências de ação. Mas confesso que nem senti muita falta deste detalhe. A fórmula do gênero policial mais focada na investigação e no quebra-cabeça muito bem bolado do roteiro é interessante na medida certa. O suficiente para prender a atenção e não me importar com a falta de uns tiros calibre 44. E é evidente que a direção segura e autoral de Clint confere um salto de qualidade a este quarto capítulo.

dirtyharry5_06DEAD POOL (1988)

Sempre ouvi dizer como este último filme da série era ruim pra cacete e constrangedor para o velho Clintão. Fui esperando uma porcaria e acabei encontrando um exagerado filme de ação tão divertido quanto aos vários exemplares do gênero que surgiam naquele período. As pessoas são muito chatas ou eu que sou tolerante demais pra esse tipo de coisa? Tá certo que a trama repete a mesma fórmula dos três primeiros filmes: um serial killer a solta pelas ruas de São Francisco e Callahan precisa resolver a situação mais uma vez à sua maneira, para o desespero dos seus superiores. Mas o filme tem bom ritmo, é divertido e possui boa dose de suspense e tensão. Há também a ideia de uma lista negra rolando com os nomes das vítimas numa espécie de jogo e Harry Callahan faz parte dela.

O elenco é um atrativo a parte. Temos uma Patricia Clarkson no auge da beleza; Liam Neeson fazendo um diretor de filmes de horror todo afetado; e um Jim Carey numa participação especial extremamente ridícula, fazendo back vocal de Welcome to the Jungle, do Gun’s, que por si já pagaria o ingresso do filme. Dirigido pelo coordenador de dublês e assistente de Clint Eastwood, Buddy Van Horn, DEAD POOL traz bons momentos de ação. Nada muito especiais, mas os vários tiroteios são bem secos e classudos… A exceção é uma sequência inacreditável que só poderia ter surgido num filme de ação dos anos oitenta: uma perseguição em alta velocidade pelas ruas de São Francisco na qual um carrinho de controle remoto explosivo bota o velho Clint à pisar fundo no acelerador! Ok, DEAD POOL também possui seus problemas, está longe de ser um MAGNUM 44, tá mais um passatempo que um grande filme. Mas, convenhamos, essa sequência é GENIAL!

DIRTY HARRY NA LISTA NEGRA é o título nacional da bagaça.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ação, Policial, Review e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para MAIS “DIRTY” HARRY

  1. Anselmo Luiz disse:

    Reata : Sem Medo da Morte não foi exibido na primeira vez na TV Aberta no ” Festival Primavera ” em 26/09/1991 essa data é de sua reprise pois essa sessão de filmes reprisava os filmes do ano anterior e burro aqui não percebeu o que escreve nos cadernos de anotações antigos eu havia me esquecido esse festival de filmes depois de 1990 só passava reprises do ano anterior ..por tanto eu me enganei e peço desculpas aqui vai data certa esse filme ” Sem Medo da Morte ” foi exibido no ” Super Cine ” na Rede Globo em 28/07/1990 no mesmo dia passou na ” Sessão de Gala o filme ” O Ente Diabolico – The Ghoul ” com: Peter Cushing e John Hurt ,lançado em VHS pela extinta VCL -Macvideo.. hã !!! bons tempos da TV Aberta que passava coisa com essa um filme de ação e depois e um bom filme de terror.. infelizmente esses tempos não voltam mais,um abraço de Anselmo Luiz.

  2. Anselmo Luiz disse:

    Realmente esse terceiro filme tem coisa legais e coisas não legais ,eu acho que a parceira dele não precisa ser tao tagarela.. mas fazer o que se no roteiro eles queriam assim o filme em si e bom … quando começam a fazer serie de filmes com o protagonista principal .. começa a ficar meio repetitivo ao ponto de começar á ficar um desgaste natural ex: Sexta -Feira 13 ,A Hora do Pesadelo. Eu particularmente gosto filme tem otimos momentos e boas piadas acidas .Sua data de exibição em sua primeira na TV Aberta que no caso foi na Rede Globo no dia 26/09/1991 no Festival Primavera .
    O Quarto filme da serie ele quiseram transformar o personagem em um detetive no estilo Columbo e Kojak .. sendo que o nosso heroi esta de ferias na pequena e pacata,quando crimes começam a acontecer ele tem que entrar em ação e desvendar esse misterio ,destaque para atuação da lindissima e ex-mulher de Eastwood ,Sondra Locke que faz brilhantemente um papel de uma mulher que foi estuprada e depois procura a vingança .. esse filme passou na Globo .. no Verão E.Tanto ( sessão de filme ,que passavam no final do ano o nome em especial alusão ao E.T – O Extra -Terrestre ,que passaria na TV e encerraria o ciclo de filmes exibidos por essa emissora ) Impacto Fulminante passou pela primeira vez em 13/12/1990 quinta -feira .
    O Quinto filme desta serie já se mostra um filme desgastado .. sem necessidade de ter feito mas fizeram .. até alguns integrantes da Banda Guns n’ Roses aparecem no filme duas vezes da para ver Duff Mckagan e Slasher nessa cenas e Jim Carey nessa epoca se chamava James Carey.filme passou em sua primeira exibição na TV Aberta na Rede Globo em 25/10/1992 no Domingo Maior ( isso quando era maior .. hoje em dia ,hum! ).
    Todos esses filmes sairam em DVD no Brasil ,mas sem á Dublagem Classica ,feita por Marcio Seixas e pasmem! nos Estados Unidos eles lançaram os filmes em Blu-ray com á dublagem classica .. esse pais não tem jeito quando lançam filmes aqui em qualquer midia o fazem de qualquer jeito ,moral da historia .. foda-se o consumidor daqui .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s