ESPECIAL McT #11: VIOLAÇÃO DE CONDUTA (Basic, 2003)

tumblr_mkatppB0VQ1rwmjuto1_1280

por DANIEL VARGAS

É impressionante a má vontade da crítica especializada (Tirando o Jonathan Rosenbaum) com esse que foi o último filme do mestre moderno da ação, John McTiernan, antes de ir em cana por perjúrio em um caso bizarro envolvendo ele e um produtor daquela bagunça que foi o remake de ROLLERBALL. Inclusive exatamente por estar vivendo esse momento problemático que acho que VIOLAÇÃO DE CONDUTA ainda assim conseguiu ser um dos mais engenhosos e instigantes thrillers da década passada.

Algo que podemos definir como neo-noir militar, McTiernan também é o responsável pela reunião de uma das mais amadas duplas do cinema atual, John Travolta e Samuel L. Jackson, que também já havia reunido Jackson com Bruce Willis no seu espetacular terceiro DURO DE MATAR, todos que fizeram história juntos no cinema com PULP FICTION. E não consigo imaginar um projeto e um diretor tão legal para reunir essa dupla novamente onde Sam Jackson é colocado como o sádico sargento de base militar perto do canal do Panamá, onde ele coloca um esquadrão de soldados em uma missão de treinamento em plena selva em meio de um forte furacão onde apenas 2 soldados voltam com vida (Giovanni Ribisi and Brian Van Holt). A capitã (a belíssima e sumida Connie Nielsen) encarregada do caso é obrigada a aceitar a ajuda do ex-boina verde acusado de aceitar propina (John Travolta, em um personagem que parece ser o mesmo daquele de A FILHA DO GENERAL) para ajudar no interrogatório dos sobreviventes e tentar entender o que aconteceu durante o trágico treinamento.

Travolta-in-Basic-john-travolta-27701653-853-480 08

Com uma estrutura narrativa que fazem as pessoas rapidamente compararem com RASHOMON, do Kurosawa, onde a mesma história é contada e recontada diversas vezes, ganhando diversos pontos de vistas e contradições, eu prefiro enxergar como o A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS e talvez o filme sátira definitivo sobre filmes com reviravoltas. E por isso imagino que para alguns essa brincadeira tenha saído um pouco de controle, mas eu enxergo como essencial para a alma da trama.

A câmera nervosa do McTiernan dita não só a tendência dos thrillers atuais, mas também o ritmo inquieto dos acontecimentos do filme. Não só a história vai mudando, mas como nossa percepção de que acompanhamos ela sob a ótica dos personagens centrais também vai se colocando em cheque. Quem está mentindo? Quem está falando a verdade? A verdade é a verdade ou apenas uma meia-verdade e por acaso a mentira não passa da percepção errônea de alguém da verdade? Terá alguém manipulando a história desde o começo ou alguém que queria manipular na verdade foi a manipulado junto no meio? Se toda essa baboseira que eu estou escrevendo está entortando seu cérebro, que bom, é mais ou menos assim que a narrativa do filme leva o seu público. Vá se acostumando!

Anúncios
Esse post foi publicado em Review, Thriller e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para ESPECIAL McT #11: VIOLAÇÃO DE CONDUTA (Basic, 2003)

  1. brucetorres disse:

    Um artigo interessante que eu vi sobre esse filme: https://mubi.com/notebook/posts/back-to-basic

    Curioso ver como os franceses gostam do McTiernan!

    • ronaldperrone disse:

      Excelente artigo…
      Sobre o McTiernan ser apreciado pelos franceses, é bem curioso mesmo como eles dão valor a esses diretores de gênero que tem personalidade de autor. Michael Mann, Brian De Palma e James Gray são outros bons exemplos muito mais adorados na Europa. O próprio Alfred Hitchcock foi, inicialmente, mais celebrado na França antes dos americanos o reconhecerem como o grande diretor que é.

  2. Pingback: ESPECIAL McT POST FINAL: FILMOGRAFIA NO BLOG | DEMENTIA¹³

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s