ESPECIAL McT #9: THOMAS CROWN – A ARTE DO CRIME (Thomas Crown Affair, 1999)

the-thomas-crown-affair-1999-20100409014708671-3181393_640w

Não sei se vocês ainda se lembram (bem, alguns sim, já que me cobraram), mas em 2013 eu comecei este especial aqui no blog que dissecaria a obra do John McTiernan e, vejam só, faltando apenas três filmes para terminar acabei deixando de lado. Acho que é hora de retomar essa bagaça, até porque tô afim de escolher outro nome pra explorar a filmografia e não quero deixar essa ponta solta. O próximo da lista então é THOMAS CROWN – A ARTE DO CRIME.

McTiernan havia se metido naquela enrascada chamada O 13º GUERREIRO, batalhava pra conseguir o controle sobre a montagem, mas ainda assim resolveu encarar este projeto que lhe foi apresentado pelo Pierce Brosnan: o remake de CROWN, O MAGNÍFICO (68). O diretor acabou perdendo a tal luta pela montagem do seu filme anterior, mas viu aqui uma boa oportunidade para dar a volta por cima e demonstrar que ainda era o grande auteur do cinema comercial de Hollywood.

bscap0000 bscap0001

Embora retrate o espírito de sua época, o THOMAS CROWN original ainda hoje consegue impor certo respeito, seja pela direção apurada de Norman Jewison, seja, principalmente, pela presença do casal mais garboso daquela época, Steve McQueen e Feye Dunaway, apesar de não ser exatamente um grande filme. Trazia uma história de amor cheia de complicações entre os pombinhos, com elementos sexuais sutilmente trabalhados e uma boa carga de tensão. Na sua releitura, McTiernan pega esses mesmos itens, reformula-os e os coloca em outro patamar narrativo, dramático e formal. O resultado é um filme superior ao original e o trabalho mais elegante da carreira de McTiernan.

Por sempre estar associado aos filmes de ação, McT pode ter frustrado as expectativas de quem esperava algo mais movimentado nesse remake, já que a trama envolve o roubo de um Monet dentro do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, por um ricaço interpretado pelo então James Bond, Pierce Brosnan. Mas isso acaba sendo o que menos importa por aqui. O grande acerto de A ARTE DO CRIME é focar sua atenção ao romance que se inicia entre a investigadora do caso do roubo (Rene Russo, ai, meu coração…) e o ricaço, que é o principal acusado, e na forma que é captada certos detalhes desses personagens.

the-thomas-crown-affair-1999-20100409014718295-3181395

Todos os momentos em que o casal contracena acabam por ser tão empolgantes, tão bem articulados, que compensam qualquer sequência de ação que o filme poderia ter. São dois personagens fascinantes que se entregam a um jogo de sedução e manipulação e que McT lança o seu olhar da maneira mais elegante e cinematográfica possível, dando atenção aos olhares, aos movimentos dos corpos, à estranha química que surge entre eles. A tensão sexual é intensa! Há uma cena que é uma das coisas mais tesudas e bem filmadas da carreira do McT: o casal dança calientemente numa festa, passa por um hall cheio de obras de arte, já transando loucamente, e finaliza no quarto, com o couro comendo solto, numa edição marcada por fusões precisamente inseridas no desencadear dos planos e um trabalho de movimentação de câmera e enquadramentos primorosos. Coisa de gênio. O fato é que McTiernan nunca perde de vista o lado prazeroso de criar imagens, de contar uma boa história e de como ver cinema.

É uma pena que muita gente não tenha tido essa mesma percepção, porque trata-se de um grande filme, dos melhores dos anos 90.

E, só pra finalizar, Rene Russo é simplesmente um espetáculo de mulher e nunca esteve tão deslumbrante e deliciosa como em A ARTE DO CRIME.

999TCA_Rene_Russo_083 bscap0005 bscap0004 bscap0002 bscap0003

Anúncios

3 pensamentos sobre “ESPECIAL McT #9: THOMAS CROWN – A ARTE DO CRIME (Thomas Crown Affair, 1999)

  1. Pingback: ESPECIAL McT POST FINAL: FILMOGRAFIA NO BLOG | DEMENTIA¹³

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s