PAINEL DO CINEMA DE AÇÃO DE 2014

O painel 2014 do cinema de ação foi bem meia boca, eu diria. É deprimente a quantidade de filmes que realmente enchem os olhos de um amante do gênero e o aborrecimento que tem sido acompanhar o panorama. De todo modo, deu pra fazer uma pequena relação pessoal com dez exemplares que me chamaram a atenção. Alguns mais, outros menos, e nem todos, claro, são exatamente ação (forço a barra colocando crime, thriller, policial, épico, sci-fi, e até um zombie movie no meio disso tudo), mas acabam representando de alguma forma ou de outra o que busco dentro do gênero ao longo do ano. A margem vai até 2013, com os filmes que não pude ver naquele ano.

Em ordem alfabética, comecemos com os filmes que se destacaram, ficaram acima do nível geral em vários aspectos:

a5mkI8NBLOOD TIES (2013), Guilaume Canet

BlueRuin1BLUE RUIN (2013), Jeremy Salnier

cold_in_july_ensembleCOLD IN JULY (2014), Jim Mickle

Fury-Offical-Trailer-2CORAÇÕES DE FERRO (Fury, 2014), de David Ayer

dodsno2DEAD SNOW 2 (Død Snø 2, 2014), Tommy Wirkola.
Sem muita desenvoltura para criar algo próximo ao horror, Wirkola deixa o susto e o medo de lado neste segundo filme da sua série de zumbis e investe em sequências de ação deflagradoras pra lá de bacanas.

Bryan-Cranston-and-Aaron-Johnson-in-Godzilla-2014-Movie-ImageGODZILLA (2014), Gareth Edwards

raid2-will-the-raid-2-berendal-live-up-to-the-raid-redemptionTHE RAID 2: BERANDAL (2014), Gareth Evans

rey_eric_the_roverTHE ROVER (2014), David Michôd

1394095002_kinopoisk.ru-sabotage-2355622SABOTAGE (2014), David Ayer.
Mais um filme do Ayer na lista, comprovando que o sujeito é um dos nomes mais interessantes (e até com certa moral) entre os diretores que trabalham com ação/policial sob as ordens dos engravatados de Hollywood.

young_detective_dee_rise_of_the_sea_dragon_h_2013YOUNG DETECTIVE DEE: RISE OF THE SEA DRAGON (2013), Tsui Hark

Outros seis exemplares que, se não possuem o mesmo nível desses aí em cima, ao menos não são de se jogar fora (em ordem alfabética):

LiamNeesonCAÇADA MORTAL (A Walk Among the Tombstones, 2014), Scott Frank

19481olxhmjrpjpgCAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL (Captain America: The Winter Soldier, 2014), Anthony & Joe Russo
A cena do atentado ao carro de Nick Fury (Samuel L. Jackson) tá entre as melhores sequências de ação do ano. Uma pena que o filme é mais do mesmo dos filmes de super-heróis atuais, e pra ser sincero, já começaram a me encher o saco.

exodus_01-plague-battles-and-big-waves-in-first-exodus-gods-and-kings-trailerEXODUS – GODS AND KINGS (2014), Ridley Scott

guardians-of-the-galaxy-zoe-saldana-chris-prattGUARDIÕES DA GALAXIA (Guardians of the Galaxy, 2014), James Gunn

maxresdefaultNON-STOP (2014), Jaume Collet-Serra

chrisevanssnowpiercerSNOWPIERCER (2013), Joon-ho Bong

A grande decepção do ano ficou por conta da terceira parte de uma série na qual eu sou fã:

EXP3_20130919_13327.jpg

Não que OS MERCENÁRIOS 3 seja a pior coisa do mundo. É um filme divertido em alguns momentos, não dá pra colocar Stallone, Snipes, Schwarza, Harrison Ford, Dolph, Mel Gibson num mesmo filme e não sentir aquela sensação boa de nostalgia para quem cresceu vendo esses caras destruindo tudo nos anos 80 e 90.

Mas este terceiro filme da série me decepciona profundamente por conta de alguns detalhes. Primeiro, o filme recebeu classificação PG13, ou seja, nada de sangue, nada de facas atravessando o bucho, nada de corpos explodindo, nada de pessoas arremessadas em hélices de helicópteros. Todos personagens santinhos sem falar palavrão… ou seja, a melhor série de ação dos últimos anos ganhou seu capítulo politicamente correto, limpinho, sem a boa e velha dose de violência catártica, que tinha um peso danado nos outros episódios,  para não corromper os jovens de hoje.

Segundo, a própria construção das sequências de ação é porca, preguiçosa, muito mal resolvida em certos aspectos, sem domínio dos espaços, sem aqueles momentos “PUTAQUEPARIU” que os dois primeiros haviam aos montes. Na verdade, há uma tentativa, um esforço pra isso, mas é muito pouco. Só a cena do Statham enfrentando o Scott Adkins no segundo filme é melhor que todas as cenas de ação desse terceiro juntas. Que decepção, Patrick Hughes… Volta pra Austrália!

Por fim, temos a péssima ideia de rejuvenescer o elenco, botando uma turminha manceba junto com os brucutus velhos. Isso não faz sentido, não é de bom senso, é uma tremenda falta de inteligência e ousadia. A mesma ousadia que há cinco anos atrás o Stallone teve pra fazer o primeiro filme. Desceu tudo pelo ralo abaixo. Esses moleques tiram tempo de tela de quem NÓS realmente queremos ver dando porrada. No climax da ação final temos Dolph, Arnoldão, Jet Li, Snipes sendo extremamente mal aproveitados, enquanto uns carinhas que nunca ouvi falar tomam conta da tela… Ronda Rousey, por exemplo, distribui mais porrada que o Statham e Jet Li juntos. Que merda… Se a ideia é continuar dando espaço pra molecada, por mim a série pode terminar por aqui.

E chega, já falei demais. Dentro de alguns dias posto a minha lista de melhores filmes de 2014. E antes que alguém me pergunte, não assisti ainda ao THE DROP, um crime movie que muitos amigos estão elogiando bastante, e o DE VOLTA AO JOGO (John Wick), com o Keanu Reeves.

Anúncios

13 pensamentos sobre “PAINEL DO CINEMA DE AÇÃO DE 2014

  1. Pingback: PAINEL DO CINEMA BADASS 2016 | DEMENTIA¹³

  2. TU CONSEGUIU GOSTAR DESSE GODZILLA AÍ? Apesar do monstro ser muito mais parecido com o original do que aquele de 1998 não consegui suportar aquele draminha familiar do carinha do Kick-Ass. Por mais que “Capitão América 2” e “Guardiões da Galáxia” sejam mais do mesmo curti muito mais eles do que o do monstrão (especialmente o último que tem tiração de onda e uma trilha sonora fudida).

    Quanto a “Mercenários 3”, nem da Ronda Rousey vc gostou? Tô ansioso pelo “Mercenárias”

    • Pois é, acabei gostando muito mais de GODZILLA que os outros blockbusters lançados no ano passado. O draminha familiar não me incomodou em nada, hehe, e senti que o filme tem muito, mas muito mesmo, o espírito dos primeiros filmes do monstrão, que também era mais focado em dramas sentimentais, e o Godzilla mesmo aparece bem pouco… Achei bem corajosa e criativa a maneira como o filme trabalha o visual e a imagem dos monstros neste novo. E outros detalhes aqui e acolá me fizeram curtir muito o filme.

      Quanto a Ronda, se estivermos falando da beleza da moça, claro que gosto, hehe! Mas em termos de cenas de ação, queria ver mais Snipes ou Dolph metralhando e chutando bandidos do que ela… 😀

      • Hahahaha!!! Tb preferia ver os citados aí em ação, mas a cena em que a Ronda arregaça os caras no bar é fantástica (e ela é linda tb).

        Agora esse Godzilla não me desce de jeito nenhum. Prefiro o filme dele com King Kong.

  3. Parabens por sua lista de filmes e de sua analise ao filme ” OS MERCENARIOS 3 ” que para mim so de ver o trailer e olhando para o poster eu já sabia que ele seria fraco… pense que você falaria do filme que alguns já julgam como o melhor filme de todos os tempos ” GUARDIÕES DA GALAXIA ” eu assisti só uma hora do filme em uma locadora perto da minha casa ,ache meio fraco mais visualmente bem feito,alias ! este filmes de super -herois tambem já me encheram o saco afinal de contas o cinema não só vive de filmes de herois .Oh,Hollywood ,acorda o cinema não é só isso vamos inovar !!!
    Feliz 2015 para você Ronald Perrone ,que este ano seja o ano que os seus desejos se tornem realidade.
    Um Abraço de Anselmo Luiz

    • Valeu, Anselmo, um feliz 2015 pra ti também.
      Olha, sobre o GUARDIÕES, achei divertido, dei boas risadas e curti a trilha sonora… Mas fora isso não tenho muito o que falar… hehe! Não acho fraco, mas também tá longe de ser um grande filme mesmo, apesar de ter alguns toques pessoais do diretor, que é cria da TROMA nos anos 90, produtora de filmes de baixo orçamento que fez algumas pérolas do cinema que alguns chamam de trash… 🙂

  4. Massa a lista. Achei o Capitão América 2 melhor que esse Godzilla. Gostei das lutas, inclusive a boa briga com facas. E Garota Exemplar? Eu, particularmente, não gostei.

    • Eu até gosto de GAROTA EXEMPLAR, mas não consigo considerá-lo como um filme que “flerta” com o cinema de ação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s