ESPECIAL HALLOWEEN 2014 #01: TRICK’R TREAT (2007)

tumblr_ndbptgLsz41saaip8o5_500

Preciso começar logo o especial Halloween com filmes de horror para assombrar os posts do blog durante o mês, antes que outubro acabe. Até porque neste ano resolvi pedir algumas dicas na página do Dementia¹³ no Facebook, para saber quais filmes comentarei este ano e, como tenho leitores atenciosos, não demorou muito para aparecerem algumas dicas preciosas. A primeira foi TRICK’R TREAT, de Michael Dougherty, que na verdade não foi tão preciosa assim (a dica foi, o filme nem tanto), mas não deixa de ter sua graça e possui o espírito dessa tradição americana comemorada neste período do ano.

O filme é organizado em quatro histórias diferentes que se passam numa pequena cidade durante a noite de halloween:
1. Diretor de escola primária que recebe algumas crianças de forma, digamos, diferente quando batem à sua porta pedindo doces;
2. Quatro vestais (uma delas interpretada pela Anna Paquin) vestidas de personagens ícones do universo da literatura fantástica, como Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho, estão a procura de rapazes dispostos a irem pro meio do mato com elas para uma festinha especial;
3. Um grupo de crianças se aventuram num local onde havia acontecido, há algumas décadas, um trágico acidente com um ônibus escolar;
4. E, finalmente, um velhote carrancudo (o grande Brian Cox) que desdenha do halloween e acaba tendo uma noite de pesadelo…

tumblr_ndbptgLsz41saaip8o9_500

TRICK’R TREAT lembra um bocado as antologias de horror como CREEPSHOW, mas com a diferença de que todos esses quatro contos transcorrem no mesmo universo e acabam entrelaçados e constantemente alternados. Não são tramas independentes como no filme do Romero. Não é melhor ou pior por conta disso, até gosto da maneira como o filme se estrutura. Mas o que pegou pra mim é que a maioria dessas histórias já foram contadas de uma forma ou de outra ao longo dos anos, em várias oportunidades, portanto acaba não surtindo muito efeito quando algumas revelações começam a surgir e que deveriam ser algum tipo de surpresa.

No entanto, se os realizadores não se preocupam com a falta de originalidade, ao menos a maneira como cada história é trabalhada consegue manter o interesse de maneira simpática, com boas sacadas temporais, e com momentos interessantes de tensão, como o conto do diretor escolar e, especialmente a última história, do velhote encarnado pelo Brian Cox.

tumblr_ndbptgLsz41saaip8o8_500

Além disso, há um interesse do filme em trabalhar a simbologia da ocasião, fazendo com que as vítimas sejam, na maioria dos casos, personagens que não respeitam as tradições do halloween. O elemento que faz a ligação em todas as histórias, nesse sentido, é uma criaturinha bizarra que aparenta ser uma criança, com um saco de batatas na cabeça, e acaba por ser o grande destaque do filme. Algumas de suas aparições chegam a gelar a espinha e, claro, protagoniza a tal última história com o Cox. Os outros contos não são maus, no entanto são previsíveis e não conseguem atingir o mesmo nível da última.

Mas no fim das contas, TRICK’R TREAT não deixa de ser divertido. Só não esperem um filme de horror com “pacote completo”, com excesso de sangue e mortes ou visual elaborado e atmosferas aterrorizante. Mas tem o suficiente para valer a conferida nessa época do ano.

Anúncios
Esse post foi publicado em Horror, Review. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ESPECIAL HALLOWEEN 2014 #01: TRICK’R TREAT (2007)

  1. Kahlil disse:

    Acho bastante divertido. Um dos melhores abordando o tema ‘halloween’ feitos recentemente.

    https://demmentia.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s