FAVORITOS DEMENTIA¹³ DE 2013

Não sou um devorador de filmes recentes e procuro ver apenas o que julgo essencial da nova safra. Prefiro passar ano após ano a tentar redescobrir e conhecer alguns clássicos e exemplares obscuros, ou fazer ciclos com diretores que me interessam. De qualquer forma, aqui estão os meus 20 favoritos de 2013 em ordem de preferência (com margem até 2012, com produções que não assisti naquele ano):

1920. A CAÇA, Thomas Vinterberg

1719. ESCAPE PLAN, Mikael Håfström

1518. OUTRAGE BEYOND, Takeshi Kitano

1617. MOTORWAY, Pou-Soi Cheang

skdskd-0216. THE CANYONS, Paul Schrader

1315. JOHN DIES AT THE END, Don Coscarelli

1214. THE LAST STAND, Jim Woon-Kim

1113. SAFE HAVEN, Gareth Evans & Timo Tjahjanto
(Segmento do longa V/H/S 2)

leviathan201212. LEVIATHAN, Lucien Castaing-Taylor & Véréna Paravel

2011. MUD, Jeff Nichols

1010. SIGHTSEERS, Ben Wheatley

909. THE COUNSELOR, Ridley Scott

808. BULLET TO THE HEAD, Walter Hill

707. DJANGO LIVRE, Quentin Tarantino

606. THE ACT OF KILLING, Joshua Oppenheimer

505. ONLY GOD FORGIVES, Nicolas Winding Refn

404. THE MASTER, Paul Thomas Anderson

303. LA FILLE DE NULLE PART, Jean-Claude Brisseau

202. DRUG WAR, Johnnie To

101. PASSION, Brian De Palma

25 pensamentos sobre “FAVORITOS DEMENTIA¹³ DE 2013

  1. SIGHTSEERS é a melhor comédia do ano. Outro filme do Weatley que também achei legal este ano é o surreal A FIELD IN ENGLAND.

    THE COUNSELOR é do caralho também. Impressionante como o Ridley filmou algo tão anti-comercial, subversivo e old-school com aquela trupe de astros.

    THE MASTER e PASSION irei rever com outros olhos, após a tua lista. Devem crescer ainda.

    MUD é puro cinema também. Só temos a agradecer a este diretor, que em 3 filmes resgatou o espírito dos velhos, vivos e bons filmes rurais americanos da década de 60 e 70.

  2. Fiquei adiando de ver Passion, acabou o ano e não vi…

    O meu favorito de 2013 foi o coreano New World, filmaço que mistura um pouco de Eleição do To com o Infernal Affairs. Outros 2 que eu curti muito foram Eega, um indiano sensacional sobre uma mosca em busca de vingança, com direito a sequência de treinamento à la Rocky e tudo. E um tailandês que já virou meu filme natalino favorito, chamado Countdown. Ele é tão bom que resgatou meu espírito cristão.

    • O NEW WORLD eu vi e achei bem legal também. Considerei pra colocar na lista, mas acabou não entrando. Esses outros não vi mesmo…

  3. Hahaha, não dá pra entender essa mania de querer discutir listas pessoais! Cada um é cada um, pô!
    Ronald, assim como você, também não tenho assistido muitos filmes recentes, só mais velharias mesmo,e não conseguiria nem fazer um top 10 de 2013. Dessa sua lista, assisti somente BULLET TO THE HEAD (muito bom) e DJANGO LIVRE (não gostei). Se não for pedir muito, você poderia fazer uns breves comentários sobre DRUG WAR e MOTORWAY, que foram dois títulos que me chamaram atenção? 🙂

    • Discutir listas é legal, questionar a ausência ou presença de alguns filmes e tal… Mas pera lá, né? hehehe! MOTORWAY é um filme de ação focado em perseguições de carro. É tudo o que um VELOZES E FURIOSOS deveria ser, mas não consegue graças a maestria desses orientais. Temos um bandido que um ás no volante e um policial que se acha um baita piloto. A partir daí cria-se um duelo psicológico e em alta velocidade entre os dois. Algumas sequências são de perder o fôlego. Do caralho mesmo.
      Já o DRUG WAR é tenso pra cacete. Um filme policial que acompanha um grupo de combate anti drogas que prende um figurão do cartel. Este aceita fazer uma parceria com a policia pra prender outros membros do tráfico e várias situações interessantes surgem a partir daqui. E é melhor eu não falar muito, tem que ser acompanhando por conta própria. Mas vale dizer que é dirigido por um dos grandes mestres do cinema de ação dos últimos 10 anos e tem um final dos mais absurdos, violentos e subversivos do ano! Filmaço!

      • Obrigado pelos comentários, Ronald! Vou procurar pelos dois; o DRUG WAR me deixou ansioso para assistir logo! Com o Johnnie To, não tem tempo ruim e meus preferidos dele são ELEIÇÃO 1 e 2. Vou procurar pelo A CAÇA também e Mads Mikkelsen é, na minha opinião, um dos melhores atores da atualidade. Ele conseguiu reinventar o Hannibal Lecter, coisa que parecia ser impossível, e também está fodão em VALHALLA RISING!

        Como eu disse, vi pouca coisa em 2013, mas nesse finalzinho de ano, vi LAS BRUJAS DE ZUGARRAMURDI (ou WITCHING AND BITCHING, nos EUA) do Alex de la Iglesia. É o filme de bruxas que LORDS OF SALEM não conseguiu ser. Chupa essa, Rob Zombie! Se não viu, vale a pena procurar!

  4. A crítica especializada pode estar certa na maioria das vezes,pois analisam o que um determinado filme propõe e informam se é uma masterpiece

    • “informam se é uma masterpiece”. Hahaha! Faça-me o favor, Jorge. A crítica especializada pode ter seu propósito, mas NADA substitui o SEU próprio gosto, a SUA experiência ao assistir a um filme e os SEUS argumentos para defender as suas obras primas. Pra mim, PASSION foi a mesterpiece de 2013 e estou me lixando pra opinião da crítica especializada.

    • Mas o que eu tenho a ver com a crítica especializada? No dia em que eu me importar com crítica especializada eu fecho o Dementia 13 e crio um blog pra falar dos últimos lançamentos comerciais.

    • Valeu… Pois é, acontece de um ou outro (ou vários) não bater com a opinião de alguém. Abraço!

  5. Depois da sua lista vou assistir: Passion e The Master ( que já esta na minha lista e no meu note ha um tempo), mas achei estranho o Only God Forgives nela. Na minha opiniao nem cega aos pés dos ultimos 3 filmes do cara ( Drive, Bronson e Valhalla Rising), então acho que com o roteiro que eles tinham poderia ser muito melhor

    • Gosto do ONLY GOD como uma experiência visual estranha e fascinante. E pode não ser superior, mas tem muita relação com VALHALLA RISING.

      • Cara pra mim na filmografia do Refn o ONLY GOD briga lado a lado com o DRIVE.
        Esses dias cheguei a listar todos os filmes do cara, por ordem de preferência:

        1) DRIVE
        2) ONLY GOD FORGIVES
        3) PUSHER
        4) BRONSON
        5) VALHALLA RISING
        6) PUSHER 3
        7) BLEEDER
        8) PUSHER II

Deixe um comentário

