A CATEDRAL (La Chiesa, 1989), de Michele Soavi

O excesso de trabalho e a preguiça me consomem de vez em quando. Fico até sem ânimo de parar para assistir a filmes e comentar algo interessante aqui no recinto. Mas é só me deparar com uma obra prima do horror europeu do calibre de A CATEDRAL, do genial Michele Soavi, para voltar a sentir prazer pelo cinema.

Produzido e co-roteirizado por outro mestre italiano, Dario Argento, o filme possui uma visão muito original para tratar dos temas de bruxaria e satanismo. O prólogo ambienta o enredo no período da Idade Média numa sequência onde cavaleiros teutônicos massacram um vilarejo cujos habitantes são acusados de bruxaria. No local onde os corpos são enterrados é construido uma gigantesca catedral. Muitos anos depois, a trama se desloca para o período “atual” onde vários personagens interagem com os cenários góticos da catedral e liberam um mal adormecido durante séculos. Praticamente toda a ação se passa dentro da tal catedral. A direção de arte explora muito bem os seus interiores e a condução de Soavi é uma verdadeira aula de composição e arquitetura cinematográfica, com movimentos de câmera impressionantes. O climão fantástico e onírico que toma conta de toda narrativa é constantemente sublinhado por uma trilha sonora inusitada composta por Philip Glass e Goblin.

No elenco, algumas figurinhas típicas do horror europeu. Mas o nome mais famosinho hoje em dia é o de Asia Argento, que tinha apenas 14 anos na época, em um de seus primeiros trabalhos.

Algumas sequências possuem imagens belas e ao mesmo tempo aterradoras, como o gárgula demoníaco praticando o coito com uma moça à luz de velas ou a recriação de uma pintura de Boris Vallejo onde uma mulher nua abraça uma sinistra figura. Grande filme esse A CATEDRAL, que comprova porque tanta gente venera o Soavi, mesmo tendo realizado poucos filmes. Eu só havia assistido DELLAMORTE DELLAMORE e ARRIVEDERCI AMORE CIAO, o suficiente pra notar o talento do diretor. A CATEDRAL apenas confirma e o coloca agora entre os meus favoritos. E ainda preciso ver STAGE FRIGHT, LA SETTA, etc…

Em tempo, A CATEDRAL, a princípio, seria mais um episódio da série de filmes de terror da dupla Argento/Bava (filho), DEMONS, mas Soavi conseguiu intervir para que seu filme ficasse de fora. Mas no Japão chegou a ser lançado com o título DEMONS 3.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eurohorror, Horror e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para A CATEDRAL (La Chiesa, 1989), de Michele Soavi

  1. herax disse:

    Soavi é foda!!!!!!!!

  2. vitor disse:

    Esse eu tenho em vhs.É um verdadeiro filmaco!

  3. Segundo o imdb, italiano.

  4. daniel disse:

    E qual é o original?

  5. daniel disse:

    Viu com audio em italiano ou ingles?

  6. Osvaldo Neto disse:

    Minha iniciação ao terror italiano, lembro como se fosse ontem quando aluguei a VHS, o quanto fiquei confuso mas que tinha gostado mesmo assim. 🙂

  7. Tony Sarkis disse:

    Cara esse filme é perfeito!!
    Tenho um VHS/RIP perfeito desse filme que é uma verdadeira obra-prima do terror italiano!!!
    Recomendadíssimo!!!

  8. kevin disse:

    asia com 14 anos, lindinha demais ja. eu pegava(não sou pedo)

  9. kevin disse:

    esse filme é lindo demais.
    meu soavi preferido. cara aprendeu direitinho tudo o q devia aprender com argento e fez la do seu jeito.

  10. Tony Sarkis disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s