O ESCRITOR FANTASMA (The Ghost Writer, 2010), de Roman Polanski

Como se não bastasse apenas uma premissa inteligente e filmar com maestria arrepiante, Polanski faz em O ESCRITOR FANTASMA alguns dos mais belos planos e sequencias que eu vi recentemente numa sala de cinema. Só os mestres filmam desse jeito… O diretor imprime um ritmo mais lento, reflexivo, sem pressa. Todo o filme se baseia em climas e na construção atmosférica de puro suspense. Sim, o filme é anacrônico, mas para quem está de saco cheio das mesmas fórmulas de como se faz suspense atualmente, O ESCRITOR FANTASMA é mais que suficiente.

E estamos falando de uma das maiores autoridades no assunto. REPULSA AO SEXO, O BEBÊ DE ROSEMARY e O INQUILINO são apenas alguns exemplos que provam a genialidade de Polanski na condução do suspense da maneira correta como tem que ser. A trama parte da ótima idéia de um escritor britânico (McGregor), o fantasma do título, contratado para substituir um outro autor que morreu de forma suspeita enquanto escrevia as memórias do ex-primeiro ministro da Inglaterra (Brosnan), agora vivendo numa ilha nos Estados Unidos, rodeado de poucas pessoas e passando por sérias acusações políticas.

No campo das atuações, Ewan McGregor, ator sóbrio, cumpre muito bem suas responsabilidades como protagonista. Mas todo o elenco é um destaque, Tom Wilkinson está sinistro em sua participação, temos Eli Wallach e James Belushi apontando rapidamente e Pierce Brosnan que surpreende num de seus melhores desepenhos. Kim Cattrall e Olivia Williams completam o time no lado feminino.

O ESCRITOR FANTASMA é o melhor Polanski em muitos anos. E isso quer dizer muita coisa. Curioso que o filme me lembrou outro trabalho dele, O ÚLTIMO PORTAL, o qual foi bastante maltratado, apesar de ser muito bom também. Este aqui vem recebendo elogios da “crítica séria”, mas nada que realmente apresente a importancia que o filme merece.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para O ESCRITOR FANTASMA (The Ghost Writer, 2010), de Roman Polanski

  1. pseudo-autor disse:

    O Último portal, com o Johnny Depp, é ótimo! Ainda não vi Escritor Fantasma, mas li o livro e adorei a história. Se o circuito não tivesse privilegiado a zona sul já teria assistido. Mas dessa semana não passa…

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

  2. Desde O Inquilino ele não fazia algo tão bom… e olha que adoro vários nesse período.

  3. Valeu Ronald, é esse mesmo. No Brasil foi lançado como Comando Assassino.
    Quando eu escrever sobre ele lá no blog coloco uma nota de agradecimento.

  4. Então acho que você vai gostar de O Escritor Fantasma também, João.

    Sobre os off-topics, sinta-se sempre a vontade. 🙂

    Se não estou enganado, o filme é o Monkey Shines, do George A. Romero: http://www.imdb.com/title/tt0095652/

    O trailer: http://www.youtube.com/watch?v=rpG4R3Sjf4Y&feature=player_embedded#!

  5. Também gosto do Último Portal, o enredo é muito bem construído e tem um tom macabro e consegue ser assustador sem apostar no “susto fácil”.

    Ronald offtopic de novo (você deve estar de saco cheio dos meus offtopic):
    To procurando um filme que assisti muitos anos atrás mas não lembro o nome e quero ver se você conhece.
    É sobre um homem que sofre um acidente e fica em uma cadeira de rodas, aí ele recebe um macaco pra ajudar nas suas tarefas e recuperação. Só que o macaco passa a matar os desafetos do homem (é mais ou menos assim, mas fazem muitos anos que vi então não lembro muito bem)
    Conhece?

  6. Tirando o tom macabro de O Ultimo Portal, este aqui segue a mesma linha, Herax, acho que você vai gostar… tem umas cenas fodas!

  7. herax disse:

    sou fan do O Ultimo Portal, e estou com grande expectativa para O Escritor Fantasma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s