TERRITÓRIO INIMIGO (Enemy Territory, 1987)

enemy territory

Quem se lembra desse clássico dos anos 80? Preciosidade que colecionou bastante poeira nas locadoras nos tempos áureos do VHS e até hoje continua obscuro, TERRITÓRIO INIMIGO é um b movie excelente que segue a mesma linha de um WARRIORS, de Walter Hill, com um grupo de pessoas tentando sobreviver à mercê de gangues sedentas por sangue! Aqui isto acontece quase que literalmente, já que a gangue em questão se autodenomina “The Vampires”.

Na trama, um corretor de seguros precisa recolher a assinatura de uma cliente que vive num condomínio do subúrbio de Nova York. Chegando lá, acaba mexendo com quem não devia e a coisa toma proporções enormes quando acidentalmente um membro da tal gangue dos Vampiros acaba levando um tiro. A partir daqui, é como se o protagonista entrasse num universo paralelo, aprisionado no tal condomínio e dominado por esses seres estranhos e violentos. A ceta altura, o sujeito recebe ajuda de um funcionário da companhia telefônica que estava no prédio, que também passa a ser perseguido. TERRITÓRIO INIMIGO se resume na tentativa dessas duas figuras em conseguir, a qualquer custo, sobreviver e fugir do local cercado pelos Vampires.

hqdefault

No elenco temos Gary Frank, que permanece no anonimato do grande público mesmo trabalhando no cinema até hoje. Ele interpreta o corretor de seguros que entrou na enrascada; até que trabalha direito e consegue passar o estado de espírito de seu personagem: um desesperado que precisa salvar seu emprego realizando este serviço e se vê, de repente, tendo que lutar e até matar para não acordar com a boca cheia de formiga. É, o filme faz refletir até que ponto seu trabalho vale a pena quando sua própria vida está em jogo. O grande Ray Parker Jr. é o parceiro involuntário que cai de gaiato na mesma enrascada ao tentar ajudar o pobre corretor. Sua atuação não é lá grande coisa e há tempos desistiu da carreira de ator. Em compensação, para quem não sabe, o sujeito é o ótimo compositor criador do tema de OS CAÇA FANTASMAS. TERRITÓRIO INIMIGO  ainda conta com o grande Tony Todd, como o líder dos Vampiros, Stacey Dash e Frances Foster. A grande surpresa do filme é o Jan-Michael Vincent interpretando um veterano inválido do Vietnã, armado até os dentes, fazendo discursos impagáveis para os protagonistas. Os seus momentos são dignos de antologia e já valeriam o filme inteiro!

Enemy Territory (1987) Directed by Peter Manoogian Shown: Jan-Michael Vincent

A direção é por conta de Peter Manoogian, “capacho” do produtor Charles Band, que produziu todos os filmes do diretor, inclusive este aqui. O trabalho de mise en scène é interessante para o tipo de thriller que temos aqui e convence tranquilamente o espectador que espera apenas 90 minutos de pura diversão. TERRITÓRIO INIMIGO cumpre muito bem esta tarefa com atmosfera densa em cenários apertados, diálogos típicos e muita ação! Yeah!

Anúncios

7 pensamentos sobre “TERRITÓRIO INIMIGO (Enemy Territory, 1987)

  1. Bom dia Alexandre.
    Vc tem como repassar esse arquivo do filme que vc tem? Pois poderia fazer uma rmz dele. Um amigo está pegando o vhs e quem sabe tentar fazer as legendas do 0. Ficarei agradecido: josbarigmac@hotmail.com

  2. Gustavo eu tenho esse filme no meu pc. Não me lembro mais de onde baixei, mas posso te enviar. Só tem um problema, não consigo a legenda, ele está totalmente original. Se alguém souber onde consigo a legenda ficarei agradecido.

    Alexandre

  3. É um filme de baixo orçamento dos melhores. O clima é sensacional e como você escreveu, os cenários apertados ajudam no desespero do personagem de Gary Frank.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s